Concessão do Metrô

Concessão do Metrô

O Governo de Minas Gerais, em parceria com a União, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está desenvolvendo os estudos para a concessão do serviço público de transporte metroviário de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A iniciativa visa a concessão dos serviços com a outorga da melhoria, ampliação, construção e operação do metrô da capital mineira, em estudo estruturado pelo BNDES. O escopo do projeto abarca a modernização e ampliação da Linha 1 (Eldorado/Novo Eldorado) e a conclusão da construção da Linha 2 (Barreiro/Nova Suíça), assim como a operação dos serviços, em um contrato de parceria de 30 anos.
A Linha 1 do metrô de Belo Horizonte liga Contagem, na Região Metropolitana, à capital mineira em 28,1 quilômetros de extensão e 19 estações para passageiros. As intervenções previstas na concessão envolvem investimentos para melhorias e maior eficiência operacional, por meio de reforma de estações, compra de trens novos equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço prestado à população, mais conforto, acessibilidade, segurança e maior regularidade nas viagens. Adicionalmente, a Linha 1 será ampliada até a Estação Novo Eldorado, em Contagem (MG), agregando aproximadamente 1 quilômetro à extensão da linha.
Adicionalmente, o Decreto n. 10.525/2020 recomendou a qualificação no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do projeto da Linha 2 (Calafete-Barreiro) do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, com vistas a implantar a Linha 2, cujas obras foram iniciadas no ano de 1998 e paralisadas em 2004. A Linha 2 terá sua construção concluída, com aproximadamente 10 quilômetros de extensão e sete estações, conectando o Barreiro à Linha 1 na estação Nova Suíça.
Estima-se que, como resultado da parceria entre União, Estado de Minas Gerais e a iniciativa privada, as duas linhas transportem diariamente até 260 mil passageiros.

 

Andamento do Projeto

 

linha do tempo consulta pública removebg preview 1

 

Cronograma Estimado

CONCLUSÃO DA CONSULTA PÚBLICA 27/12/2021
EDITAL Maio/2022 
SESSÃO DE JULGAMENTO DE PROPOSTA 1º Semestre/2022

 

 

 

 

 

Informações básicas

SETOR Transporte 
 STATUS DO PROJETO Em consulta pública de 10/11/2021 a 27/12/2021
MODELO  Concessão 
MESORREGIÃO DE MINAS Metropolitana de Belo Horizonte
INVESTIMENTO (CAPEX) R$3,7 bilhões
ÓRGÃOS ENVOLVIDOS Estado de Minas Gerais, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Economia, Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
PRAZO (ANOS) 30 anos
 OUTORGA Melhoria, ampliação, construção e operação das linhas 1 e 2 do metrô 
CONTRAPRESTAÇÃO MENSAL N/A
GARANTIA N/A
ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

O projeto está em processo de consulta pública entre os dias 10 de novembro de 2021 a 27 de dezembro de 2021. A audiência pública será realizada no dia 23 de dezembro de 2021, na cidade de Belo Horizonte, de 13h às 17h em modalidade híbrida - ambiente presencial: no Auditório localizado à Av. Afonso Pena, nº 1316, 10º andar, e ambiente virtual: transmissão simultânea, ao vivo, no canal da SEINFRA no Youtube https://www.youtube.com/c/SeinfraMG/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Traçado das Linhas 1 e 2 do Metrô

Consulta Pública

Regras para participação na Audiência Pública

Errata - Regras para participação na Audiência Pública

Concessões e Parcerias

Tecnologia da Informação e Comunicação

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 7º andar

Bairro Serra Verde - BH / MG

CEP: 31630-900

Telefone de contato: (31) 3915-8237

 

Please publish modules in offcanvas position.