Governo de Minas Gerais cadastra, até a próxima semana, interessados em contribuir com ideias e projetos para viabilizar retomada dos hospitais regionais

hospitais regionais ilustracaoInteressados em participar do processo de Tomada de Subsídios aberto pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para obter estudos e levantamentos que subsidiem a retomada da implantação dos hospitais regionais têm mais uma semana para se cadastrar junto à SES, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O prazo final para cadastramento vai até a próxima quarta-feira (29/5).

Publicado no Diário Oficial de Minas Gerais de 14/5, o edital de Tomada Pública de Subsídios (TPS) foi criado para obter estudos e levantamentos que poderão subsidiar a elaboração de modelos de negócios para a conclusão das obras e colocação em operação dos Hospitais Regionais do Estado. Também participam do processo as Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Transportes e Obras Públicas(Setop).

Poderão participar da Tomada de Subsídios entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, com experiência na prestação de serviços médicos e/ou hospitalares, ou na gestão de equipamentos de saúde, como grupos administradores de hospitais e clínicas, faculdades de medicina, dentre outras, como empresas investidoras, consultorias, fundos de investimentos e instituições do terceiro setor/filantrópicas.

A Tomada de Subsídios funciona como um "brainstorming", já que a intenção é iniciar uma discussão - com ajuda do mercado e outras instituições, como universidades - para colher ideias e projetos que possam ser traduzidos em soluções para as obras, que foram paralisadas em governos passados e estão em diferentes fases de execução.

Em um cenário de déficit fiscal no Estado e diante da importância destes hospitais para os mineiros, a atual gestão busca, assim, alternativas que não dependam exclusivamente de recursos públicos para a retomada ou começo das obras.

 Estão no edital os hospitais de Além Paraíba, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Nanuque, Novo Cruzeiro, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Unaí.

 Cabe destacar que o Governo de Minas Gerais, por meio da Resolução Conjunta SES/SEPLAG/SETOP Nº 247, já havia instituído, em fevereiro deste ano, Grupo de Trabalho para promover estudos e propor medidas para viabilizar a implantação dos Hospitais Regionais. Uma das primeiras ações do Grupo foi justamente a elaboração deste processo de tomada de subsídios.

 Propostas

As contribuições que forem colhidas ao longo da Tomada de Subsídios serão utilizadas para direcionar a forma de atuação das unidades, considerando as necessidades e a rede pública de saúde de cada região.

A Tomada de Subsídios prevê rodadas de discussões que devem durar até 90 dias e, com elas, a expectativa é que seja possível identificar o modelo mais adequado para cada empreendimento - isto é, poderão ser montados modelos específicos para cada um.

 Além de autossustentáveis financeiramente, a ideia é que os hospitais ofertem atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), ainda que concomitantemente com serviços privados.

O edital e demais documentos do processo estão disponíveis no site:

www.saude.mg.gov.br/parcerias/hospitaisregionais.

 

Concessões e Parcerias

Tecnologia da Informação e Comunicação

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 7º andar

Bairro Serra Verde - BH / MG

CEP: 31630-900

Telefone de contato: (31) 3915-8237