Concessão do Metrô

Concessão do Metrô

O Governo de Minas Gerais, em parceria com a União, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está desenvolvendo os estudos para a concessão do serviço público de transporte metroviário de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A iniciativa visa a concessão dos serviços com a outorga da melhoria, ampliação, construção e operação do metrô da capital mineira, em estudo estruturado pelo BNDES. O escopo do projeto abarca a modernização e ampliação da Linha 1 (Eldorado/Novo Eldorado) e a conclusão da construção da Linha 2 (Barreiro/Nova Suíça), assim como a operação dos serviços, em um contrato de parceria de 30 anos.
A Linha 1 do metrô de Belo Horizonte liga Contagem, na Região Metropolitana, à capital mineira em 28,1 quilômetros de extensão e 19 estações para passageiros. As intervenções previstas na concessão envolvem investimentos para melhorias e maior eficiência operacional, por meio de reforma de estações, compra de trens novos equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço prestado à população, mais conforto, acessibilidade, segurança e maior regularidade nas viagens. Adicionalmente, a Linha 1 será ampliada até a Estação Novo Eldorado, em Contagem (MG), agregando aproximadamente 1 quilômetro à extensão da linha.
Adicionalmente, o Decreto n. 10.525/2020 recomendou a qualificação no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do projeto da Linha 2 (Calafete-Barreiro) do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, com vistas a implantar a Linha 2, cujas obras foram iniciadas no ano de 1998 e paralisadas em 2004. A Linha 2 terá sua construção concluída, com aproximadamente 10 quilômetros de extensão e sete estações, conectando o Barreiro à Linha 1 na estação Nova Suíça.
Estima-se que, como resultado da parceria entre União, Estado de Minas Gerais e a iniciativa privada, as duas linhas transportem diariamente até 260 mil passageiros.

 

Andamento do Projeto

 

contrato concluido

 

Cronograma Estimado

CONCLUSÃO DA CONSULTA PÚBLICA 27/12/2021
EDITAL 23/09/2022 
SESSÃO DE JULGAMENTO DE PROPOSTA 22/12/2022

 

 

 

 

 

Informações básicas

 

CONCESSIONÁRIA  Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais - CBTU/MG
SETOR Transporte 
OBJETO  A concessão comum da prestação dos serviços de gestão, operação e manutenção da Rede Metroferroviária, compreendendo a Linha 1 expandida (Nova Eldorado–Vilarinho) e implementação da Linha 2 (linha Nova Suíça-Barreiro) incluindo a realização dos Invesmentos Obrigatórios voltados à sua melhoria e ampliação, para exploração integrada com os demais modos de transporte do Sistema Metropolitano.
 STATUS DO PROJETO Vigente 
MODELO  Concessão Comum
MESORREGIÃO DE MINAS Metropolitana de Belo Horizonte
ÓRGÃOS ENVOLVIDOS Estado de Minas Gerais, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Economia, Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
PRAZO (ANOS) 30 anos
 OUTORGA Melhoria, ampliação, construção e operação das linhas 1 e 2 do metrô 
CONTRAPRESTAÇÃO MENSAL N/A
VALOR DO CONTRATO  R$7.773.474.940,04
GARANTIA

N/A

Nº DO CONTRATO  Seinfra nº 002/2023
ASSINATURA DO CONTRATO 23/03/2023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Documentos e Publicações: 

Traçado das Linhas 1 e 2 do Metrô

Consulta Pública

Regras para participação na Audiência Pública

Errata - Regras para participação na Audiência Pública

Edital de Licitação

Contrato

Anexos do Contrato

Extrato de publicação


Concessões e Parcerias

Tecnologia da Informação e Comunicação

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 7º andar

Bairro Serra Verde - BH / MG

CEP: 31630-900

Telefone de contato: (31) 3915-8237